Vacinas da meningite B e do HPV para rapazes a partir de outubro
A Direção-Geral da Saúde (DGS) já publicou a norma, para entrar em vigor a 1 de outubro, que inclui no […]
30 Setembro, 2020
A Direção-Geral da Saúde (DGS) já publicou a norma, para entrar em vigor a 1 de outubro, que inclui no Programa Nacional de Vacinação (PNV) as vacinas da meningite B para as todas as crianças até um ano de idade e a do vírus do papiloma humano (HPV) para os rapazes.
A vacina da meningite B deve ser aplicada aos 2, 4 e 12 meses de idade. A do HPV, que já integrava o PNV para as raparigas aos 10 anos, passa também a ser recebida pelos rapazes a partir dos 10 anos. As crianças que já tiverem iniciado a vacina contra a meningite B podem completar o esquema de vacinação no PNV até à véspera de fazerem cinco anos.
O mesmo aos rapazes para a vacina contra o HPV. Os que já receberam a primeira dose, podem receber a segunda seis meses após a primeira, ou até fazerem 27 anos de idade.
De recordar que estas são duas das três vacinas cuja inclusão no PNV foi determinada pela Assembleia da República, no Orçamento do Estado de 2019. Fica a faltar a do rotavírus que, segundo a DGS, “será administrada a grupos de risco a partir de dezembro de 2020”.
Aquando da decisão do Parlamento, vários setores da área da saúde contestaram a aprovação pelos deputados, como a Ordem dos Médicos, referindo que estes desrespeitaram a DGS, que não foi ouvida, e os profissionais de saúde.
No entanto, as propostas do PCP, aprovadas com os votos contra do PS e do CDS-PP, e as do BE e PEV partiam do pressuposto que estas vacinas já eram amplamente receitadas pelos pediatras. E que, por terem um preço elevado, acabavam por ser um fator de exclusão social.