Entre março e abril mais de 13 mil bebés não foram vacinados em Portugal

Segundo o  Jornal de Notícias, entre 15 de março e 15 de abril foram vacinados menos 13.277 bebés em Portugal […]

30 Setembro, 2020

Segundo o  Jornal de Notícias, entre 15 de março e 15 de abril foram vacinados menos 13.277 bebés em Portugal e o país já diagnosticou quase tantos casos de sarampo este ano como os que foram diagnosticados ao longo de todo o ano de 2019.

O alerta surge na sequência de uma queda abrupta nas idas ao centro de saúde para administração da vacina VASPR (dada aos 12 meses e aos cinco anos), consequência dos receios dos pais associados à pandemia de Covid-19.

O cenário não é único em Portugal e o Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças já reconheceu temer o ressurgimento de um surto de sarampo na União Europeia.

Segundo o último relatório do Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças, publicado dia 18 de abril, registam-se mais de 1500 casos de sarampo na Europa nos primeiros meses deste ano.

A Bulgária, onde já se regista duas mortes, e a Roménia são os países mais afetados, com 793 e 233 casos, respetivamente. Espanha regista 67 casos, Itália tem 86 e França 161.

Em Portugal foram registados sete casos de sarampo nos primeiros dois meses de 2020, quando em todo o ano de 2019 foram contabilizados apenas 10 casos

A Direção-Geral da Saúde (DGS) já alertou várias vezes que a vacinação até aos 12 meses é prioritária, não devendo ser adiada.

Descubra mais sobre a Vacinação em Portugal

VACINAS DO PROGRAMA NACIONAL DE VACINAÇÃO

A melhor proteção contra doença

VACINAS OPCIONAIS

Livres e opcionais na protecção extra

VACINAS NO ADULTO

Sabia que a gripe sazonal é evitável

VACINAS DO VIAJANTE

Antes de viajar consulte o seu médico

Outras notícias relacionadas