Vacina contra infeção por rotavírus

Uma das vacinas que não está incluída no Plano Nacional de Vacinação é a vacina contra a infeção por rotavírus, […]

Uma das vacinas que não está incluída no Plano Nacional de Vacinação é a vacina contra a infeção por rotavírus, considerada a causa mais comum de gastroenterite nos bebés e crianças pequenas. A vacina vai proteger contra os tipos mais frequentes deste vírus.

A gastroenterite geralmente manifesta-se por vómitos, diarreia e febre. É uma doença autolimitada, muito frequente, que em poucos casos implica internamento hospitalar, mas para muitos pais significa mais uns dias em casa com o filho doente.

Existem duas marcas da vacina autorizadas, ambas eficazes e seguras, mas com algumas diferenças de posologia.

O intervalo mínimo entre doses é de 4 semanas e podem ser administradas em simultâneo com qualquer outra vacina. Ambas as vacinas são administradas por via oral. Todas as doses devem ser feitas com a mesma marca de vacina. A duração da imunidade não está ainda bem estabelecida, não sendo recomendado fazer reforço da vacina.

Está contraindicada apenas em situações muito particulares de crianças com malformações gastrointestinais ou imunodeficiência combinada grave. Deve ser adiada se doença febril grave, diarreia ou vómitos.

Descubra mais sobre a Vacinação em Portugal

VACINAS DO PROGRAMA NACIONAL DE VACINAÇÃO

A melhor proteção contra doença

VACINAS OPCIONAIS

Livres e opcionais na protecção extra

VACINAS NO ADULTO

Sabia que a gripe sazonal é evitável

VACINAS DO VIAJANTE

Antes de viajar consulte o seu médico

Outras notícias relacionadas