BCG: Só para grupos de risco

A conhecida vacina  BCG  protege contra as formas graves de  tuberculose, uma doença infeciosa causada pelo bacilo de Koch, que […]

30 Setembro, 2020

A conhecida vacina  BCG  protege contra as formas graves de  tuberculose, uma doença infeciosa causada pelo bacilo de Koch, que ataca sobretudo os pulmões, mas também pode afetar outros órgãos.

Pertenceu durante muitos anos ao Plano Nacional de Vacinação, mas desde 2017 que passou apenas a ser administrada a crianças em comunidades de risco, onde a circulação do bacilo tende a ser mais frequente.

A Direção-Geral da Saúde considera “de risco” as crianças provenientes de países com muitos casos de tuberculose, que vivam ou convivam com portadores de infeção VIH/SIDA, dependentes de álcool ou de drogas, que pertençam a comunidades identificadas pelas Unidades de Saúde Pública com risco elevado de tuberculose, ou crianças que vão viajar para países com muitos casos de tuberculose. Essa decisão só pode ser tomada no âmbito das Consultas do Viajante. Por isso, se está a pensar viajar, marque esta consulta. Angola, Brasil, África do Sul e Rússia, por exemplo, são países onde a tuberculose está muito presente.

A decisão da Direção Geral da Saúde surgiu da recomendação da Organização Mundial da Saúde, tendo em conta a baixa incidência de tuberculose no País, a existência de um bom nível de cuidados de saúde e o controlo da doença na comunidade. Atualmente, em Portugal, a maioria dos casos notificados pertence a grupos de risco e a vacinação universal não tem ganhos para a saúde pública.

Descubra mais sobre a Vacinação em Portugal

VACINAS
DO PROGRAMA NACIONAL DE VACINAÇÃO

A melhor proteção
contra doença

VACINAS
OPCIONAIS

Livres e opcionais
na protecção extra

VACINAS
DO VIAJANTE

Antes de viajar
consulte o seu médico

Outras notícias relacionadas