Vacina da Pfizer é eficaz contra a variante brasileira

Conclusão foi apresentada num estudo publicado no New England Journal of Medicine e conduzido por cientistas da Universidade do Texas.

9 Março, 2021

A vacina contra a covid-19 desenvolvida pela Pfizer e pela BioNTech provou ser eficaz a neutralizar brasileira do SARS-CoV-2, que tem sido apontado como sendo uma variante com maior poder de transmissão e tem vindo a preocupar as autoridades de vários países.

A conclusão foi apresentada num estudo publicado no New England Journal of Medicine. A equipa de cientistas da Universidade do Texas, que conduziu a investigação, concluiu que a eficácia da vacina na nova variante foi semelhante à encontrada na vacinação contra a versão original da doença.

Para o estudo, os cientistas recolheram sangue de voluntários vacinados. Ao analisarem a amostra, verificaram que a vacina tinha sido capaz de neutralizar uma versão modificada do vírus que continha as mutações da variante proveniente do Brasil.

Estudos revelados nos últimos meses mostraram que a vacina da Pfizer é eficaz contra as mostraram as variantes inglesa e a sul-africana. Contudo, temia-se que não tivesse a mesma taxa de sucesso contra a variante brasileira.

Atualmente, a Pfizer está a estudar a possibilidade da administração de uma nova dose, para aumentar a proteção das duas doses previstas. A farmacêutica sustenta que esta terceira dose permitirá combater com mais eficácia a variante da África do Sul.

Descubra mais sobre a Vacinação em Portugal

VACINAS
DO PROGRAMA NACIONAL DE VACINAÇÃO

A melhor proteção
contra doença

VACINAS
OPCIONAIS

Livres e opcionais
na protecção extra

VACINAS
DO VIAJANTE

Antes de viajar
consulte o seu médico