Vacina combinada para a gripe e covid-19 deve estar disponível em 2023

Solução permitirá que “as pessoas não tenham de receber duas ou três vacinas em cada inverno”, diz CEO da Moderna, Stéphane Bancel.

18 Janeiro, 2022

Em 2023, a vacina que imuniza contra a covid-19 e simultaneamente contra a gripe já deverá estar pronta, anunciou, na passada segunda-feira, o CEO da empresa farmacêutica Moderna, Stéphane Bancel, no Fórum Económico Mundial, na Suíça, citado pelo Expresso.

“O nosso objetivo é ter um reforço único anual para que não tenhamos problemas de conformidade e as pessoas não tenham de receber duas ou três vacinas em cada inverno”, disse, prevendo que esta esteja pronta a tempo da época gripal do inverno do próximo ano.

Para o professor de Saúde Pública Internacional no Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa, Tiago Correia, a ideia de uma vacina que combina a proteção contra a covid-19, gripe e vírus sincicial respiratório é “uma questão de comodidade”.

“Não acho que a decisão [de adotar a vacina única] seja a bala de prata. Se não existir não vejo problema nisso. As pessoas vacinam-se duas vezes, para a gripe e para a covid, em momentos diferentes. Não acho que não haver uma vacina conjunta seja um problema para o controlo da doença”, diz o especialista.

No mesmo âmbito, Stéphane Bancel adiantou, também, que a vacina que se encontra em desenvolvimento contra a variante Ómicron está praticamente pronta e perto de entrar na fase de ensaios clínicos. Os dados para os reguladores deverão estar prontos em março.

A produção desta vacina corresponde aos cenários apontados pelo grupo de trabalho responsável sobre a  vacinação nomeado pela Organização Mundial de Saúde: “Uma vacina que pode ser orientada para uma variante em concreto (o que pode aumentar a eficácia e efetividade para uma variante, mas coloca o problema de pode ser menos eficaz com uma variante nova); uma vacina que consiga abarcar várias variantes (nomeadamente as de preocupação, como a Ómicron, Delta e Alfa); e uma vacina que seria planetária para a SARS-CoV-2”.

SO

Descubra mais sobre a Vacinação em Portugal

VACINAS
DO PROGRAMA NACIONAL DE VACINAÇÃO

A melhor proteção
contra doença

VACINAS
OPCIONAIS

Livres e opcionais
na protecção extra

VACINAS
DO VIAJANTE

Antes de viajar
consulte o seu médico