Vacina adaptada à Ómicron reduz internamento de idosos em 81%, indica estudo israelita

A investigação concluiu também que estas vacinas, atualizadas em relação à primeira versão, diminuíram o risco de morte devido à infeção pelo coronavírus nesta faixa etária em cerca de 86%.

11 Janeiro, 2023

A investigação foi liderada pelo médico israelita Ronen Arbel, investigador do Sapir College, e publicada na Rede de Investigação em Ciências Sociais (SSRN), com base em dados da aplicação dessa vacina em Israel. Esta é a primeira avaliação em larga escala no mundo da vacina contra a covid-19 adaptada às novas variantes do vírus, avança a agência EFE.

Embora o estudo se centre nas vacinas da Pfizer, a equipa de Ronen Arbel está otimista em relação à eficácia da vacina desenvolvida pela farmacêutica Moderna e que utiliza tecnologia semelhante. Arbel faz parte de um grupo de académicos cujos estudos anteriores foram consultados por decisores sobre a vacinação nos Estados Unidos da América antes da aprovação da terceira e quarta doses.

Para este estudo foram analisados os dados anonimizados de cerca de 500 mil pessoas com mais de 65 anos e feita a comparação dos indicadores de hospitalizações e óbitos entre os que receberam o reforço contra a Ómicron em setembro e os que não a tomaram. Perante os resultados, Doron Netzer, outro dos autores do estudo, adiantou que a investigação é “encorajadora”, uma vez que a vacina bivalente foi introduzida com dados limitados sobre a sua eficácia.

A vacina foi aprovada pela Food and Drug Administration dos Estados Unidos “num procedimento de emergência sem estudos de eficácia sobre a prevenção de doença grave. Portanto, havia incerteza no mundo sobre a sua utilidade”, adiantou o especialista.

As primeiras doses destas vacinas da Pfizer adaptadas às linhagens BA.4 e BA.5 da variante Ómicron chegaram a Portugal em setembro.

LUSA

Notícia relacionada

Covid-19: Vacina e doença permitem proteção por mais tempo, indica estudo português

Descubra mais sobre a Vacinação em Portugal

VACINAS
DO PROGRAMA NACIONAL DE VACINAÇÃO

A melhor proteção
contra doença

VACINAS
OPCIONAIS

Livres e opcionais
na protecção extra

VACINAS
DO VIAJANTE

Antes de viajar
consulte o seu médico