Vacinação: Simulador para pessoas com mais de 50 anos já está disponível

Existem dois simuladores que permitem à população portuguesa saber em que a fase de vacinação contra a covid-19 estão listados.

O plano de vacinação contra a covid-19 teve início, em Portugal, como em grande parte dos países da União Europeia, no dia 27 de dezembro de 2020. Ainda assim, nem todos os portugueses se podem vacinar a partir deste dia, pois foi criada uma lista de prioridades, tendo em conta os estados clínicos mais vulneráveis.

Deste modo, a fase iniciada no ano transato, destina-se a pessoas com mais de 50 anos com patologias associadas, residentes e profissionais em lares e unidades de cuidados continuados, profissionais de saúde, profissionais das forças armadas, forças de segurança e serviços críticos. Estima-se que nesta fase devem ser vacinadas cerca de 950 mil pessoas.

Já na segunda fase estima-se que serão vacinadas 1,8 milhões de pessoas com mais de 65 anos e, cerca de 900 mil, com mais de 50 anos e patologias associadas. A terceira fase, que se espera vir a ser a última, é dirigida à restante população nacional. A Direção-Geral da Saúde deixa ainda a nota que “Os grupos desta fase serão revistos consoante o ritmo de entrega das vacinas”.

Ainda assim, existem pessoas com dúvidas sobre em qual destas fases podem ser vacinadas. Por isso, o Serviço Nacional de Saúde criou uma plataforma onde os cidadãos, através dos seus dados como nome completo, data de nascimento e número de utente de saúde, podem confirmar se constam na primeira fase de vacinação contra a covid-19.

Existe ainda um outro formulário, criado pela Direção-Geral da Saúde, onde as restantes pessoas podem aceder para calcular se estão listadas para ser vacinadas na segunda ou terceira fase.

Estas plataformas são dirigidas a toda a população, sendo de livre acesso e gratuitas.

 

Notícias relacionadas:

Descubra mais sobre a Vacinação em Portugal

VACINAS
DO PROGRAMA NACIONAL DE VACINAÇÃO

A melhor proteção
contra doença

VACINAS
OPCIONAIS

Livres e opcionais
na protecção extra

VACINAS
NO ADULTO

Sabia que a gripe sazonal
é evitável

VACINAS
DO VIAJANTE

Antes de viajar
consulte o seu médico

Outras notícias relacionadas