Recomendações sobre Vacinas Extra Programa Nacional de Vacinação 2020

Recomendações da Comissão de Vacinas SIP-SPP são baseadas "na evidência científica mais recente".

9 Outubro, 2020

A Comissão de Vacinas da Sociedade de Infeciologia Pediátrica (SIP), da Sociedade Portuguesa de Pediatria (SPP) atualizou as recomendações de vacinas não incluídas no Programa Nacional de Vacinação (PNV).

De acordo com a informação disponível no site da SPP, estas recomendações baseiam-se na evidência científica mais recente.

Como explica a SIP-SPP, a utilização de vacinas fora do PNV, na maioria das situações, tem como objetivo principal a proteção individual e baseia-se numa decisão individual.

Neste ano de pandemia, com as medidas de confinamento e de distanciamento físico, com a utilização de máscaras e higienização frequente das mãos, “é possível que a epidemiologia de algumas doenças infeciosas se tenha alterado ou venha a alterar”, esclarece a comissão. Contudo, tal “não significa que estas doenças tenham desaparecido”, alerta.

“Experiências de países noutros hemisférios mostraram uma redução importante de infeções víricas sazonais, mas não é certo que tal venha a acontecer da mesma forma na Europa”, refere.

Assim, segundo a comissão de vacinas da SIP-SPP, estas recomendações pretendem ser uma ajuda na tomada de decisões, aproveitando para reforçar a importância da vacinação.

Consulte aqui

Descubra mais sobre a Vacinação em Portugal

VACINAS
DO PROGRAMA NACIONAL DE VACINAÇÃO

A melhor proteção
contra doença

VACINAS
OPCIONAIS

Livres e opcionais
na protecção extra

VACINAS
DO VIAJANTE

Antes de viajar
consulte o seu médico