Quinta vacina criada na Rússia já iniciou ensaios clínicos
O país tem atualmente quatro vacinas contra a covid-19 e, segundo as autoridades, cerca de 30 milhões de pessoas já foram imunizadas com pelo menos uma dose.
20 Julho, 2021
A Rússia já iniciou os testes clínicos para a sua quinta vacina contra a covid-19, a qual foi desenvolvida pela Agência Federal Médico Biológica (AFMB). Segundo explica a agência, esta vacina visa criar imunidade celular de proteção contra a infeção provocada pelo vírus SARS-CoV-2.
“O AFMB recebeu a autorização oficial do Ministério da Saúde da Rússia para iniciar os ensaios clínicos das fases 1 e 2 da vacina contra a covid-19”, confirmou a agência, tendo-se iniciado, logo no dia 19 de julho, os respetivos testes clínicos.
Recorde-se que a Rússia tem atualmente quatro vacinas contra a covid-19: a Sputnik V, EpiVacCorona, CoviVac e a Sputnik Light, sendo esta última de dose única. Segundo dados oficiais do país, cerca de 30 milhões de pessoas já foram imunizadas com pelo menos uma dose e só em Moscovo, epicentro da pandemia na Rússia, mais de dois milhões de pessoas foram vacinadas ao longo do último mês.
SO/LUSA