Portugal atrasa-se nas doses de reforço e já não é dos que mais vacinam na Europa
País ocupa a 14.ª posição na tabela dos países europeus com a maior percentagem de população com a dose de reforço.
22 Dezembro, 2021
Portugal caiu no ranking europeu dos países que mais doses de reforço da vacina contra a Covid-19 administraram à população. Apesar de a diretora-geral de Saúde reafirmar que Portugal não está atrasado no processo de reforço, a verdade é que apenas 23% da população portuguesa tem a vacinação reforçada.
Segundo o jornal Público, que cita dados do Our World in Data, Portugal ocupava, nesta terça-feira, a 14.ª posição na tabela dos países europeus com a maior percentagem de população inoculada com a dose de reforço. O país vacinou com a dose de reforço até ao momento 22,87% da população, um valor que fica 0,27 pontos percentuais abaixo da taxa de vacinação europeia, cuja cobertura atinge 23,14%.
Em primeiro lugar no ranking está a Áustria, com 37,47% da população com dose de reforço; em segundo a Dinamarca, com 35,06%, e a seguir Malta, com 33,4%. No fim da tabela, está a Bulgária, com apenas 3,28% da população com a dose de reforço – este é também o pior país no que diz respeito à percentagem da população com duas doses, isto é, que completou o processo de vacinação.
Em todo o mundo, Portugal é o 25.º país do mundo com a mais população com dose de reforço administrada, numa tabela liderada pela Islândia, que já vacinou 55,24% da população com a dose de reforço. Seguem-se Chile (51,89%), Israel (44,82%) e Reino Unido (42,49%).