Ómicron. Vacina da Pfizer evita 70% das hospitalizações pela nova variante
Contudo, o estudo revela que duas doses da vacina da Pfizer oferecem apenas 33% de proteção contra a infeção pela variante Ómicron.
15 Dezembro, 2021
A administração das duas doses da vacina da Pfizer/BioNTech parece ter evitado 70% das hospitalizações na África do Sul ao longo das últimas semanas, onde o número de infeções pela variante Ómicron continua a crescer. A pesquisa, divulgada pela empresa privada de seguros de saúde Discovery Health foi analisada pelo Notícias ao Minuto.
De acordo com os dados, a análise baseou-se em mais de 211 mil testes positivos para a infeção pelo SARS-CoV-2 confirmados entre 15 de novembro e 7 de dezembro, entre os quais 78 mil foram atribuídos à variante Ómicron.
Em colaboração com o Conselho de Pesquisa Médica da África do Sul (SAMRC) e com base na análise das equipas de pesquisa clínica da Discovery Health, os resultados do estudo sugerem que a vacinação completa pela vacina da Pfizer ofereceu uma proteção de 70% contra hospitalização durante o mais recente surto de casos e uma proteção de 33% contra a infeção.
Recorde-se que a África do Sul identificou a presença da variante Ómicron no final do mês de novembro. Os cientistas sul-africanos lançaram um alerta para a possibilidade de outro surto de infeções globais, fruto da observação de uma multiplicação significativa no número de casos no país.
Segundo acrescentam, já foi possível confirmar cerca de 550 sequências de Ómicron, com a variante representando 78% das sequências a partir de novembro, mais do que a Delta, que era a variante dominante.
SO