Programa Nacional de Vacinação português assinala os 55 anos
A data dos 55º aniversário do Programa Nacional de Vacinação (PNV) assinala-se no dia 4 de outubro de 2020.
29 Setembro, 2020
Reconhecido a nível internacional pelas elevadas coberturas vacinais atingidas e mantidas na população, o PNV português é um plano flexível e dinâmico, que está em constante revisão e melhoria desde 1965, para dar resposta às necessidades de saúde pública.
A integração de uma vacina tem em consideração diversos fatores, desde o perfil evolutivo (epidemiologia) das doenças, a evidência científica sobre as vacinas, a relação custo-efetividade e a disponibilidade no mercado. Atualmente, o PNV abrange 15 vacinas e contempla a recomendação de um calendário vacinal.
O PNV é gratuito, universal, financiado pelo Orçamento de Estado, coordenado pela Direção-Geral da Saúde e administrado por enfermeiros nos centros de saúde e hospitais.
Graças a este programa, o perfil das doenças infeciosas em Portugal tem vindo a ser alterado, com o controlo de várias doenças com impacto relevante na população, como tétano, N. meningitidis do grupo C, H. influenzae tipo b, hepatite B, parotidite epidémica, tosse convulsa, tuberculose, e até a eliminação da poliomielite, da difteria, da rubéola, do tétano neonatal e do sarampo.
Segundo a DGS, o objetivo é “vacinar o maior número de pessoas com as vacinas mais adequadas, o mais precocemente possível, de forma duradoura, promovendo a proteção individual e com uma mais-valia para a Saúde Pública”.