MOVA reforça a importância da vacinação na prevenção
O Movimento Doentes pela Vacinação apela à acessibilidade de vacinas para os que se encontram em situações de maior fragilidade.
28 Abril, 2021
No âmbito da Semana Europeia da Vacinação, que decorre de 26 de abril a 2 de maio, o Movimento Doentes pela Vacinação (MOVA) reforça a necessidade de consciencializar a população para a importância da vacinação na proteção de cada indivíduo e na prevenção de doenças graves.
Segundo reforça o Movimento em comunicado, a imunização oferecida pelo cumprimento do Plano Nacional de Vacinação ou pelo uso de vacinas recomendadas pelos médicos assistentes é um investimento que deve ser uma prioridade assente em todas as faixas etárias, sendo assim “uma preocupação que devemos começar a ter logo nos primeiros meses e que só deve terminar no final de vida”.
Fundado em abril de 2017, o MOVA apresenta como uma das suas principais causas a proteção dos grupos de risco por intermédio da imunização. No âmbito do seu projeto, este relembra que, além de mortes, morbilidades e complicações associadas à saúde, há doenças graves que podem ser prevenidas, sendo este o causo da pneumonia, uma condição que é grave e potencialmente fatal.
Segundo dados apresentados no Pneumoscópio, esta patologia mata, em média, 16 pessoas por dia em Portugal. No entanto, pode ser prevenida em qualquer época do ano e em qualquer idade. Recorde-se, ainda, que a vacinação antipneumocócica é recomendada pela Direção Geral da Saúde a todos os adultos que se encontram em grupo de risco e a sua eficácia está comprovada em todas as faixas etárias.