Mais de 80% dos jovens até aos 17 anos já iniciaram a vacinação contra a Covid-19
A percentagem de vacinados com uma dose neste grupo aumentou de forma significativa na última semana. Taxa de recusa global não deve ultrapassar os 3%.
8 Setembro, 2021
A taxa de vacinação entre os menores de idade (dos 12 aos 17 anos) está a aproximar-se da média nacional de pessoas imunizadas com pelo menos uma dose da vacina. 81% das crianças e adolescentes nesta faixa etária já iniciaram a vacinação contra a Covid-19, de acordo com dados da task-force, citados pelo Público.
A percentagem de vacinados com uma dose da vacina neste grupo aumentou de forma significativa na última semana, com o regresso de férias de muitas famílias, o que permitiu dar uma impulso à vacinação, aproximando-se dos valores na faixa etária entre os 18 e os 24 anos (86%).
Para o coordenador da task-force, Henrique Gouveia e Melo, será possível chegar aos 90% de população até aos 17 anos vacinada com pelo menos uma dose, porque “ainda estão por vacinar cerca de 10%” dos jovens nesta faixa etária, que ainda estão a recuperar da infeção.
A taxa de vacinação é tanto mais elevada quanto maior for a idade. Até esta terça-feira, dia 7, estavam vacinadas 73,5% das crianças com 12 anos, 79,5% com 13 anos e 80,3% com 14 anos. Com 15 anos, 81% dos adolescentes iniciaram a vacinação, percentagem que sobe para os 85% e 90% nos 16 e 17 anos, respetivamente.
Por outro lado, a recusa da vacina aumenta à medida que a idade desce: “passa de cerca de 2% na faixa etária dos 40 anos para 4% na dos 20 anos”, refere Gouveia e Melo, que estima que a taxa de recusa global deva atingir os 3%. “Acima dos 50 anos vieram quase todos vacinar-se”, sublinha o vice-almirante.
SO