HPV. Cabo Verde inicia campanha de vacinação em meninas de 10 anos
Numa primeira fase, o país pretende vacinar cerca de 4900 meninas, prevendo-se alargar o processo para as adolescentes até aos 13 anos.
18 Agosto, 2021
Cabo Verde começou a vacinar 4900 meninas de 10 anos contra o vírus do papiloma humano (HPV). A iniciativa procura baixar a taxa de morbimortalidade por cancro do colo do útero no país, anunciaram as autoridades de saúde cabo-verdianas.
“O Ministério da Saúde decidiu introduzir a vacina contra o HPV, numa primeira fase, para as meninas adolescentes, de 10 anos de idade, ou seja, nascidas no ano de 2011, com abrangência nacional, tendo em conta o custo-efetividade e custo-benefício, embora os resultados possam ser visíveis a longo prazo após o início da vacinação”, explicou a referida tutela.
A vacina que vai ser administrada é a Cervarix bivalente, que protege contra os tipos 16 e 18 do HPV, responsável por mais de 70% dos cancros do colo do útero. Segundo o Ministério da Saúde, a administração da mesma será no braço esquerdo e deve ser em duas doses, com um intervalo entre a primeira e a segunda dose de no mínimo seis meses.
“É uma vacina segura que já foi administrada em vários países do mundo e de acordo com estudos científicos, ainda não foram comprovados efeitos secundários graves relacionados. Mas sabe-se que pode causar manifestações leves como dor no local da injeção, ligeira inflamação e vermelhão”, alertou o diretor nacional da Saúde, Jorge Noel Barreto.
Neste sentido, desde segunda-feira (16 de agosto) que os pais e encarregados de educação podem levar as meninas com 10 anos aos centros de saúde, para os serviços de vacinação de crianças, durante o horário normal de expedientes, para receber a vacina contra o HPV ou fazer o agendamento.
A introdução da vacina, cujo processo poderá vir a ser alargado para incluir também as meninas até aos 13 anos, é financiada pelo Governo de Cabo Verde, contando ainda com o apoio de parceiros de internacionais, estando orçada em 130 mil dólares (108 mil euros).
SO/LUSA