Covid-19. Mais de 110 mil jovens entre os 12 e 15 anos vão ser vacinados no fim-de-semana

O objetivo é vacinar os jovens e adolescentes com as duas doses da vacina contra a covid-19 antes do início do ano letivo.

20 Agosto, 2021

Cerca de um quarto dos jovens entre os 12 e 15 anos vão ser vacinados contra a covid-19 durante o fim de semana, o primeiro de dois dedicados a esta faixa etária.

No próximo fim de semana, a vacinação vai voltar a centrar-se nos jovens, desta vez entre os 12 e os 15 anos, e para os dois dias foram realizados cerca de 110 mil agendamentos, segundo avança a task force responsável pelo processo.

Assim, no sábado e no domingo deverão ser vacinados um quarto do total de jovens nesta faixa etária (cerca de 400 mil), logo no primeiro de dois fins de semana que lhes vão estar dedicados.

Além daqueles que tenham realizado o pedido de autoagendamento para os dias 21 e 22 de agosto e dos que tenham sido chamados pelos serviços de saúde, a task force decidiu abrir também a modalidade “Casa Aberta”, à semelhança do que aconteceu no fim de semana passado para os jovens de 16 e 17 anos.

Esta modalidade, que funciona em horários limitados, dispensa a marcação prévia, exigindo apenas a obtenção de uma senha digital através do portal do Ministério da Saúde e atualmente só está disponível para maiores de 16 anos.

As datas para a administração da segunda dose também já estão definidas. No fim de semana de 11 e 12 de setembro, os jovens estarão de regresso para completar a vacinação, mesmo antes do início do ano letivo.

O segundo fim de semana dedicado à vacinação desta faixa etária é o de 28 e 29 de agosto, estando aberto o autoagendamento para essas datas até sábado, e incluindo também a faixa etária dos 16 e 17 anos.

Segundo a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, a decisão de alargar o processo às duas faixas etárias prendeu-se com o facto de haver menos inscritos do que os desejados. “Foi um autoagendamento, apesar de tudo, positivo, mas é preciso expandi-lo e depois haverá outras metodologias para continuar a captar estas pessoas”, disse Graça Freitas, em entrevista à RTP.

SO/LUSA

Descubra mais sobre a Vacinação em Portugal

VACINAS
DO PROGRAMA NACIONAL DE VACINAÇÃO

A melhor proteção
contra doença

VACINAS
OPCIONAIS

Livres e opcionais
na protecção extra

VACINAS
DO VIAJANTE

Antes de viajar
consulte o seu médico