Covid-19. DGS decidirá em breve sobre vacinação de jovens
A norma sobre a vacinação das crianças e jovens com idades entre os 12 e os 17 anos ainda está em revisão, mas o Governo já assumiu que estão prontos para começar a vacinar esta faixa da população.
22 Julho, 2021
A Direção-Geral da Saúde (DGS) confirmou que a norma sobre a vacinação contra a covid-19 dirigida às crianças e jovens dos 12 aos 17 anos está em revisão e que a comissão técnica tomará brevemente uma decisão. No entanto, já existe uma meta para vacinar com as duas doses esta faixa da população entre agosto e setembro.
“A norma está em revisão e o mais breve possível a comissão técnica decidirá”, confirmou, à agência Lusa, uma fonte da DGS. Neste âmbito, a ministra da Saúde, Marta Temido, revelou que a DGS pediu duas semanas para estudar os pareceres da Comissão Técnica da Vacinação contra a covid-19 entre os jovens e os respetivos calendários para estabelecer uma posição definitiva.
“Aquilo que a DGS nos transmitiu ser o entendimento da Comissão Técnica de Vacinação é que será desejável dispor de mais algum tempo e referiram-nos um prazo de duas semanas”, revelou a governante. Ainda assim, além deste pedido, os pareceres preliminares desta comissão apontam para “uma priorização do grupo etário dos 18 aos 16 anos” e “uma priorização de vacinação de crianças com comorbilidades na faixa” entre os 12 e os 15 anos.
A ministra disse que o país tem que “estar preparado para qualquer cenário” e garantiu que “caso a indicação técnica seja de que é para vacinar os meninos dos 12 aos 18 anos, é para vacinar. Se a indicação técnica for noutro sentido, naturalmente que acomodaremos as nossas necessidades”.
Ainda a este propósito, no debate do estado da nação, na Assembleia da República, o primeiro-ministro António Costa referiu que o Governo aguarda “uma decisão final da DGS”. No entanto, já “está tudo preparado para nos fins de semana entre 14 de agosto e 19 de setembro serem administradas as duas doses da vacina às cerca de 570 mil crianças e jovens entre os 12 e os 17 anos”.
SO/LUSA