APIFVET alerta para importância da vacinação animal na saúde humana
No Dia Mundial da Vacinação Animal, a APIFVET recorda que vacinar os animais tem um grande impacto na vida humana, na medida em que evita a propagação de zoonoses.
20 Abril, 2021
A Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica de Medicamentos Veterinários (APIFVET) marca o Dia Mundial da Vacinação Animal, que se assinala hoje, com um alerta: ao vacinar os animais protegemos também os humanos, pois esta impede o aparecimento de zoonoses (doenças transmissíveis entre animais e humanos), como a gripe, brucelose e raiva.
Segundo a APIFVET, existem muitas doenças que afetam animais e humanos, pois partilham o mesmo ambiente, o que levou à criação do conceito “One Health”, que engloba a saúde humana, animal e ambiental, e que visa a adoção de políticas públicas para a prevenção e controlo de doenças.
“Os planos de vacinação animal têm como objetivo proteger os animais de doenças infeciosas durante toda a vida, evitando perdas económicas e emocionais dos seus tutores e produtores. Todos os animais – sejam de companhia ou de produção – devem seguir estes planos”, refere a APIFVET em comunicado, sublinhando ainda que a imunização dos animais “leva também à diminuição do uso de antibióticos, que são usados no tratamento dessas doenças”.
De acordo com a associação, as vacinas são essenciais à vida porque sem elas os animais morreriam e, consequentemente, a produção de proteína animal para consumo diminuiria drasticamente, o que poderia conduzir à fome em larga escala.
No Dia Mundial da Vacinação Animal, a APIFVET destaca que Portugal foi um dos primeiros países a conseguir controlar a raiva, uma das zoonoses mais mortais para os humanos.
Face à situação pandémica que estamos a viver, o presidente da APIFVET, Jorge Moreira da Silva, ressalta que “a Medicina Veterinária está habituada a controlar pandemias e muitos dos conhecimentos da saúde animal foram aproveitados nesta emergência mundial”. Acrescentou ainda que a Medicina Veterinária esteve envolvida no desenvolvimento da vacina contra a covid-19, tendo um laboratório europeu convertido parte da sua capacidade para o desenvolvimento de uma vacina no âmbito da covid-19.