A importância de vacinar os doentes com diabetes

Artigo escrito por Emiliana Querido, presidente da Federação Portuguesa de Associações de Pessoas com Diabetes, que refere a importância da vacinação de doentes crónicos, como diabéticos.

A Federação Portuguesa das Associações de Pessoas com Diabetes (FPAD) faz parte do MOVA e congratula-se com as iniciativas que promovam a vacinação nas pessoas com diabetes, um grupo de risco.

Para as pessoas com diabetes, sendo um grupo de risco, a vacinação é ainda mais importante!

Sendo uma doença autoimune, adiabetes, por si só, já diminui as defesas e aumenta a probabilidade de contrair infeções graves, duas vezes mais que para as demais pessoas. Estas infeções– como a meningite, a sépsis ou a pneumonia – podem ser fatais. A vacinação é muito importante para as prevenir! É urgente vacinar!

Quando em internamento, a pessoa com diabetes e pneumonia tende a permanecer no hospital mais um dia que as pessoas sem esta combinação de doenças, com risco de contrair outro tipo de infeções hospitalares e, por isso também,como risco de morte aumentado, devido a complicações que podem ocorrer nestes pacientes. Um estudo revelou isso mesmo: a mortalidade de 13,5% registada nas pessoas sem diabetes passava para 15,2% nas que tinham as duas morbilidades.

A FPAD recomenda vivamente a vacinação como prevenção da pneumonia e de outras doenças graves! A pessoa com diabetes é sempre um hospedeiro frágil e suscetível de contrair várias infeções. A vacinação é segura e eficaz! Vacine-se!

Mais notícias:

Descubra mais sobre a Vacinação em Portugal

VACINAS DO PROGRAMA NACIONAL DE VACINAÇÃO

A melhor proteção contra doença

VACINAS OPCIONAIS

Livres e opcionais na protecção extra

VACINAS NO ADULTO

Sabia que a gripe sazonal é evitável

VACINAS DO VIAJANTE

Antes de viajar consulte o seu médico