Tosse Convulsa

Conheça aqui a doença, sintomas e formas de prevenção.

15 Abril, 2021

A tosse convulsa é uma doença infeciosa causada pela bactéria Bordetella pertussis, que coloca em risco o aparelho respiratório, composto pela tranqueia e brônquios. Transmite-se sobretudo através de gotículas de saliva soltas durante um espirro ou tosse, ou pelo contacto com objetos contaminados. O período de incubação está entre os 7 a 10 dias, mas pode variar entre os 5 a 21.

Sintomas:

Os sintomas da doença são divididos em três fases: catarral, paroxística e convalescença. A fase catarral decorre entre a primeira e segunda semana da doença, na qual se dá uma inflamação e corrimento nasal, tosse não produtiva e febre baixa. Na fase paroxística, que dura entre segunda e sexta semana da doença, a tosse intensifica-se e podem aparecer vómitos, surgem ruídos quando se inspira, pode ocorrer cianose – lábios e pele azulados, e inchaço da língua. A fase de convalescença também decorre entre a segunda e a sexta semana da doença, a intensidade e frequência da tosse diminuem, os vómitos e ruído inspiratório desaparecem.

Vacina:

A vacina para a tosse convulsa está integrada no Programa Nacional de Vacinação (PNV) e é administrada em cinco doses dadas aos 2,4,6,18 meses e 5 anos. Também está recomendada na gravidez. Esta é a forma mais eficaz de prevenir a doença e reduzir a sua gravidade, 71% a 95% das pessoas que tomaram a vacina criaram anticorpos.

Vacina Hexavalente

Contra a difteria, tétano, tosse convulsa, poliomielite e hepatite B.

Fontes: DGS e SNS

Descubra mais sobre a Vacinação em Portugal

VACINAS
DO PROGRAMA NACIONAL DE VACINAÇÃO

A melhor proteção
contra doença

VACINAS
OPCIONAIS

Livres e opcionais
na protecção extra

VACINAS
DO VIAJANTE

Antes de viajar
consulte o seu médico

Outras notícias relacionadas