Rubéola

Conheça aqui a doença, sintomas e formas de prevenção.

15 Abril, 2021

A rubéola é uma doença transmissível causada pelo vírus da rubéola. Carateriza-se pelo aparecimento de manchas vermelhas na pele. Transmite-se através do contacto com secreções nasofaríngeas através da dispersão de gotículas de pessoas infetadas, e pelo contacto direto com um infetado.

Sintomas:

Mais de metade dos infetados apresentam erupções rosadas, lisas e regulares na pele – iniciam-se no rosto e, posteriormente passam para o pescoço, tronco e extremidades. Surge também febre baixa e gânglios palpáveis na zona da cabeça e nuca.

Outros sintomas que podem aparecer são dores de cabeça, mal-estar, conjuntivite ligeira, inflamação e corrimento nasal, dor a articular e a engolir, falta de apetite e tosse.

Tratamento:

Não existe tratamento específico para a rubéola, a maioria das pessoas costuma recuperar sem tratamento. Em alguns casos, os médicos costumam administrar paracetamol ou ibuprofeno para aliviar a febre e dor.

Vacina:

A vacina contra a rubéola é combinada com as vacinas contra a parotidite epidémica e o sarampo. É aplicada em duas doses – a primeira aos doze meses e a segunda aos cinco anos. A vacinação é a forma mais eficaz na prevenção da doença – cerca de 98% de pessoas criaram anticorpos com a primeira dose da vacina e 99% com a toma da segunda dose. Além disso, contribui para a eliminação da doença na Europa e assegura a imunidade de grupo.

Vacina VASPR

Reações vacina contra o sarampo, rubéola e parotidite epidémica.

Fontes: DGS, SNS e Manual MSD

Descubra mais sobre a Vacinação em Portugal

VACINAS
DO PROGRAMA NACIONAL DE VACINAÇÃO

A melhor proteção
contra doença

VACINAS
OPCIONAIS

Livres e opcionais
na protecção extra

VACINAS
DO VIAJANTE

Antes de viajar
consulte o seu médico

Outras notícias relacionadas