Rotavírus

Conheça aqui a doença, sintomas e formas de prevenção.

15 Abril, 2021

As infeções provocadas por rotavírus afetam o sistema digestivo, causam diarreia grave, desidratação e gastroenterite aguda. São mais comuns em crianças, entre os três e quinze meses. Transmitem-se de pessoa para pessoa, através do contacto direto com indivíduos, objetos, alimentos ou água infetada.

Sintomas

Os sintomas da infeção por rotavírus, numa fase inicial são a febre e vómitos. Depois surge a diarreia aquosa, que pode durar entre cinco a sete dias e deixar a criança desidratada. Se a desidratação ocorrer, provoca inquietação, cansaço, boca seca e pulso acelerado.

Tratamento

Não existe um tratamento específico para esta doença, geralmente os médicos aconselham repouso e elevado consumo de líquidos. Em casos mais graves pode ser necessário realizar uma hidratação administrada na veia.

Vacina

A vacina contra o rotavírus passou a fazer parte do Programa Nacional de Vacinação para os grupos de risco (que ainda vão ser definidos pela DGS) em outubro de 2020. É administrada via oral, em duas ou três doses, que devem ser tomadas depois das doze semanas de vida e completas até aos seis meses.

Vacina Rotavírus

Reações à vacina contra o rotavírus.

Fontes: DGS e Manual MSD 

Descubra mais sobre a Vacinação em Portugal

VACINAS
DO PROGRAMA NACIONAL DE VACINAÇÃO

A melhor proteção
contra doença

VACINAS
OPCIONAIS

Livres e opcionais
na protecção extra

VACINAS
DO VIAJANTE

Antes de viajar
consulte o seu médico

Outras notícias relacionadas