Papiloma Humano

Conheça aqui a doença, sintomas e formas de prevenção.

15 Abril, 2021

O vírus do papiloma humano (HPV) engloba mais de 200 vírus e é uma das infeções de transmissão sexual mais comuns a nível mundial. A maioria dos infetados não apresenta sintomas, e quando os tem são de regressão espontânea.

Existem mais de 120 tipos de HPV, que podem ser de baixo ou de alto risco – os de alto risco podem causar cancro no colo do útero, ânus, vagina e vulva, já os de baixo risco podem causar verrugas nos órgãos genitais e no ânus. A infeção provocada pelo HPV costuma desaparecer no período de 1 a 2 anos, mas em alguns casos pode desenvolver uma doença associada ao vírus.

A forma mais comum de transmissão da infeção é a via sexual, através do contacto com a pele ou a mucosa, mas também pode ser transmitido durante o parto, apesar de ser menos frequente.

Estas infeções são mais comuns nos jovens, durante os primeiros anos após o início da atividade sexual. Segundo o Serviço Nacional de Saúde (SNS), estima-se que 50 a 80% das pessoas sexualmente ativas já contraíram HPV em alguma altura da vida, mas na maioria dos casos a evolução para uma doença sintomática não ocorre.

Sintomas:

O HPV é considerado uma infeção silenciosa, pois não apresenta sintomas claros. Em alguns casos podem surgir verrugas nas partes genitais, mas são quase todas interiores ou muito pequenas, não sendo detetadas pelo doente.

Tratamento:

Se a infeção causar verrugas, os tratamentos podem ser a eletrocoagulação, laser, crioterapia ou excisão cirúrgica.

A vacina:

A vacina contra o HPV faz parte do Programa Nacional de Vacinação (PNV) e é aplicada a crianças a partir dos 10 anos. A administração da vacina é feita em duas doses, com 6 meses de intervalo.

Prevenção:

A prevenção destas infeções é feita através da utilização de preservativo, da vacinação, e do controle regular feito pela mulher através de exames e testes recomendados pelo ginecologista.

Vacina Papiloma Humano

Reações à vacina contra o papiloma humano.

Fontes: DGS, SNS e HPV.pt

Descubra mais sobre a Vacinação em Portugal

VACINAS
DO PROGRAMA NACIONAL DE VACINAÇÃO

A melhor proteção
contra doença

VACINAS
OPCIONAIS

Livres e opcionais
na protecção extra

VACINAS
DO VIAJANTE

Antes de viajar
consulte o seu médico

Outras notícias relacionadas