Gripe

Conheça aqui a doença, sintomas e formas de prevenção.

15 Abril, 2021

A gripe é uma doença aguda viral, provocada pelos vírus influenza, e afeta sobretudo as vias respiratórias. Transmite-se através de partículas expelidas por um infetado durante um espirro ou tosse, ou pelo contacto direto com partes do corpo ou superfícies infetadas. Em Portugal, a gripe ocorre sobretudo nos meses de dezembro a fevereiro.

Habitualmente é uma doença de curta duração – três a quatro dias, com sintomas ligeiros, e recuperação em uma ou duas semanas. Em doentes de grupos de risco (asmáticos, diabéticos, cardíacos, ou pessoas com problemas pulmonares ou renais) a doença pode ter uma recuperação mais longa e provocar complicações, como pneumonias.

Sintomas

Em adultos e crianças mais velhas, os sintomas são: mal-estar, febre alta, dores musculares e articulares, dores de cabeça, tosse seca, nariz a pingar, arrepios e inflamação nos olhos. Já os bebés apresentam sintomas, como: febre, sonolência, náuseas, vómitos, diarreia, dificuldades respiratórias e otites.

Tratamento

O tratamento é ajustado aos sintomas do doente – febre, dores de cabeça e musculares. Podem controlar-se com paracetamol ou ibuprofeno; a tosse seca com xaropes ou pastilhas antitússicas; e a tosse com expetoração com xarope expetorante. São também recomendados o repouso e a ingestão de líquidos, para evitar a desidratação.

Vacina

A vacina da gripe é a principal forma de prevenir a doença e evitar complicações, sendo aconselhada a pessoas com mais de 65 anos, doentes crónicos e imunodeprimidos a partir dos seis meses, grávidas, profissionais de saúde e bombeiros, pessoas com trissomia 21, diabéticos, e quem realizou ou aguarda um transplante. A vacinação realiza-se, normalmente, entre outubro e dezembro de cada ano civil.

Os vírus da gripe estão em constante alteração e a imunidade gerada pela vacina não é duradoura, daí a vacinação ser anual.

Prevenção

Além da vacinação, também é aconselhável proteger-se do frio, reduzir o contacto com outras pessoas, lavar as mãos com frequência, usar os lenços de papel apenas uma vez, e proteger a boca com o antebraço ou com um lenço quando tossir ou espirrar.

Vacina Gripe

Reações à vacina contra a gripe.

Fontes: DGS e SNS

Descubra mais sobre a Vacinação em Portugal

VACINAS
DO PROGRAMA NACIONAL DE VACINAÇÃO

A melhor proteção
contra doença

VACINAS
OPCIONAIS

Livres e opcionais
na protecção extra

VACINAS
DO VIAJANTE

Antes de viajar
consulte o seu médico

Outras notícias relacionadas