Febre-Amarela

Conheça aqui a doença, sintomas e formas de prevenção.

15 Abril, 2021

A febre-amarela é uma doença hemorrágica viral que pode levar à morte. É transmitida através de picadas de insetos Aedes infetados e o maior número de casos reportados da doença acontecem nas regiões tropicais de África.

Sintomas

Numa fase inicial, os sintomas duram quatro ou cinco dias e são parecidos com os da gripe: febre, dores de cabeça e musculares, falta de apetite e náuseas.

Complicações

Se a doença evoluir passa para uma fase tóxica, de elevada mortalidade, provoca uma disfunção multiorgânica (principalmente do fígado e rins), hemorragias generalizadas e ausência de urina. Em alguns casos, os órgãos entram em falência, provocando convulsões, coma e morte.

Tratamento

Não existe tratamento específico para esta doença, os doentes devem de ser hospitalizados para receberem tratamento de suporte, que passa por repouso, reposição de fluídos, controlo da febre e dor.

Vacina

A vacina contra a febre-amarela tem cerca de 100% de eficácia de proteção. É administrada com uma dose a pessoas com mais de nove meses e tem validade para a vida. A vacinação é recomendada e obrigatória, em alguns casos, a viajantes para países da América do Sul e África Subsaariana.

Vacina febre-amarela

Reações à vacina contra a febre-amarela.

Fontes: DGS e CUF

Descubra mais sobre a Vacinação em Portugal

VACINAS
DO PROGRAMA NACIONAL DE VACINAÇÃO

A melhor proteção
contra doença

VACINAS
OPCIONAIS

Livres e opcionais
na protecção extra

VACINAS
DO VIAJANTE

Antes de viajar
consulte o seu médico

Outras notícias relacionadas