Pneumonia Pneumocócica
Conheça aqui a doença, sintomas e formas de prevenção.
15 Abril, 2021
Esta vacina (Pn13) protege contra 13 serotipos de infeções provocadas pela bactéria streptocccus pneumoniae, causadora de pneumonia pneumocócica.
Pneumonia Pneumocócica
A pneumonia é uma infeção, na qual os alvéolos pulmonares ficam preenchidos com líquidos. É transmitida através do contacto direto com secreções respiratórias de um infetado.
Sintomas:
Esta pneumonia apresenta sinais ligeiros ou graves dependendo do estado do doente. Os sintomas são parecidos com os da gripe: tosse, dor torácica na respiração ou quando se tosse; fadiga; febre, suores e arrepios; náuseas, vómitos ou diarreia; dificuldade em respirar; e nas pessoas com mais de 65 anos pode ocorrer alteração do estado de consciência e descida da temperatura média corporal.
Tratamento:
O tratamento da doença pode fazer-se em casa, nos quais os médicos recorrem a antibióticos ou penicilina, e em alguns casos o doente pode precisar de internamento.
Vacina:
A vacina contra o streptococcus pneumoniae faz parte do Programa Nacional de Vacinação (PNV) e é a forma mais eficaz de prevenir a doença/morte e de alcançar a imunidade de grupo, tendo uma eficácia que varia entre os 89% a 97%. A vacinação é administrada em três doses – aos dois, quatro e doze meses.

Reações à vacina contra a pneumonia pneumocócica.