Cólera
Conheça aqui a doença, sintomas e formas de prevenção.
15 Abril, 2021
A cólera é uma infeção no intestino delgado provocada pela bactéria vibrio cholerae, capaz de produzir uma toxina que causa diarreias graves, podendo levar à morte. Transmite-se através da ingestão de água, mariscos ou outros alimentos contaminados pelos excrementos de pessoas infetadas. É mais comum em certas zonas da Ásia, Médio Oriente, América Latina, nas quais ocorrem surtos nos meses de calor e tem maior incidência nas crianças.
Sintomas
A maioria das pessoas com a doença não apresenta sintomas, sendo apenas uma fonte de contágio. Quando os doentes são sintomáticos apresentam: diarreia aquosa e vómitos. Se os sintomas levarem à desidratação, pode ocorrer: sede intensa, cãibras musculares, debilidade, pouca produção de urina, olhos encovados e pele enrugada.
Complicações
Se a cólera não for tratada surgem desequilíbrios no volume sanguíneo e maior concentração de sais que podem provocar insuficiência renal, choque, coma e levar à morte.
Tratamento
Em 80% dos casos a doença é tratada com a reidratação oral. Nos casos de desidratação mais profunda, recorre-se à administração de líquidos via intravenosa. Os médicos também costumam prescrever um antibiótico para eliminar as bactérias e a diarreia.
Vacina
A vacina contra a cólera é de administração oral e indicada para pessoas que viajam para zonas epidémicas da doença. Crianças entre os dois e os seis anos tomam três doses da vacina, e pessoas com mais de seis anos tomam duas doses, ambas com intervalo de uma semana.
Prevenção
O fornecimento de água potável e o correto saneamento são essenciais para prevenir a doença. Individualmente, as pessoas podem prevenir-se utilizando água fervida, não ingerir legumes crus ou peixe e marisco mal cozinhados, lavar frequentemente as mãos, beber água engarrafada e preferir fruta descascada.

Reações à vacina contra a cólera.