Vacinas da Janssen contra a covid-19 ficam armazenadas a aguardar decisão

A segunda fase de vacinação já começou em algumas regiões mas Portugal apenas poderá contar com as vacinas da Janssen depois de uma decisão do regulador europeu.

15 Abril, 2021

Portugal recebeu ontem 31.200 doses da vacina da Janssen contra a covid-19, que vão ficar armazenadas até o regulador europeu tomar uma decisão acerca da sua utilização. A Agência Europeia do Medicamento (EMA) destacou que os resultados da vacina superam os riscos.

Em declarações à Lusa, a Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed) disse que o lote de vacinas “já estava em trânsito” quando a Janssen anunciou que iria atrasar a distribuição do fármaco na Europa, devido à suspensão deste nos Estados Unidos. Esta “pausa” surgiu após o reporte de casos de coágulos sanguíneos, potencialmente associados à vacina.

Antes da suspensão das entregas, Portugal ia receber até ao fim do mês 86.400 doses desta vacina de toma única. Até ao final do segundo trimestre o país ia receber 1,25 milhões de doses.

O Centro para Controlo e Prevenção de Doenças e a Food and Drug Administration (entidade reguladora de alimentos e medicamentos dos Estados Unidos) disseram estar a investigar os coágulos sanguíneos que surgiram após a toma da vacina da Janssen, e a contagem de plaquetas reduzidas.

Para o novo impulso na segunda fase da vacinação, Portugal prevê receber cerca de nove milhões de vacinas, distribuídas por 4,1 milhões de doses da Pfizer, quase 795 mil doses da Moderna, 1,6 milhões doses da AstraZeneca, 1,2 milhões de vacinas da Janssen, 733 mil doses da CureVac e quase 350 mil doses da Novavax.

Lusa e SO

Descubra mais sobre a Vacinação em Portugal

VACINAS
DO PROGRAMA NACIONAL DE VACINAÇÃO

A melhor proteção
contra doença

VACINAS
OPCIONAIS

Livres e opcionais
na protecção extra

VACINAS
DO VIAJANTE

Antes de viajar
consulte o seu médico