Vacinados com contactos de risco têm de manter a quarentena
A DGS vai rever a norma, mas por enquanto as pessoas vacinadas vão continuar a fazer a testagem e isolamento em caso de contacto com pessoas infetadas.
1 Julho, 2021
As pessoas com a vacinação completa contra a covid-19 têm de continuar a fazer isolamento profilático caso tenham contactos de risco, avança a Renascença. No entanto, a Direção-Geral da Saúde (DGS) admite que vai rever esta norma.
O Presidente da República, pediu explicações às autoridades sanitárias, no seguimento do isolamento profilático do primeiro-ministro, António Costa, que já se encontra vacinado, após um contacto de risco com um elemento do seu gabinete que testou positivo à covid-19. Defendeu que é preciso explicar aos portugueses “porque é que uma pessoa, apesar de vacinada há mais de um mês com um certificado que lhe permite andar pela Europa e pelo mundo, sair do território português, no entanto está sujeita à mesma obrigação de quarentena ou de isolamento profilático durante dez dias que uma pessoa não vacinada ou só com uma dose de vacina”.
Entretanto, a DGS emitiu uma nota, na qual esclarece que “esta matéria encontra-se presentemente em discussão e poderá ser atualizada com base na evolução da evidência científica e se a situação epidemiológica assim o suportar”.
Contudo, “pelo princípio da precaução em Saúde Pública, no atual momento epidemiológico”, a autoridade nacional de saúde mantém as regras tal como estão “as pessoas vacinadas são abordadas, no que diz respeito ao isolamento e testagem, respetivamente, da mesma forma que as pessoas não vacinadas”.