Vacina da AstraZeneca só é administrada em doentes recuperados
A primeira dose o fármaco da AstraZeneca só está a ser administrada em pessoas com mais de 60 anos que já recuperaram da doença.
21 Junho, 2021
A primeira dose da vacina da AstraZeneca passou a ser administrada apenas em pessoas com mais de 60 anos e que já estiveram infetadas com SARS-CoV-2. As normas da Direção-Geral da Saúde (DGS) referem que a vacinação deve ser realizada apenas com uma dose, seis meses após a infeção.
A task force, em declarações ao Jornal de Notícias, explicou que “no presente momento apenas está a iniciar a vacinação, com recurso a AstraZeneca, nos utentes recuperados com mais de 60 anos”. O que levou a esta decisão foi o facto de “o universo onde esta vacina pode ser administrada (utentes com mais de 60 anos) já estar, na sua esmagadora maioria, vacinado”.
O processo de vacinação às pessoas que já recuperaram da doença iniciou-se no mês passado e as normas indicam que recebem apenas uma dose da vacina, seis meses após o diagnóstico.
Outra novidade acerca desta vacina é que quem tomou a primeira dose do fármaco terá de esperar oito semanas para a administração da segunda dose, reduzindo assim o tempo de vacinação entre as doses – antes era entre oito a 12 semanas.
Esta decisão foi tomada “de forma a garantir a mais rápida proteção conferida pelo esquema vacina completo de Vaxzevria (AstraZeneca), perante a transmissão de novas variantes de preocupação de SARS-CoV-2”.