Task force: Vagas para autoagendamento de vacinação anti-covid esgotadas em alguns concelhos
De acordo com Henrique Gouveia e Melo, apesar de as vacinas serem distribuídas em território nacional de “forma proporcional à população, o país tem concelhos diferentes com capacidades diferentes”.
21 Julho, 2021
O coordenador do plano de vacinação contra a covid-19, Henrique Gouveia e Melo, confirmou que as vagas destinadas ao autoagendamento estão esgotadas em alguns concelhos do país, devido à elevada procura face ao número de vacinas disponíveis.
De acordo com o vice-almirante, “há sítios em que já se esgotaram as vagas que havia para o autoagendamento e há outros sítios em que não se esgotaram”, o que salienta que “o país tem concelhos diferentes com capacidades diferentes” e que “não há vacinas para vacinar milhões de pessoas”.
Sem especificar os concelhos onde as vagas para o autoagendamento não estão disponíveis, Gouveia e Melo explicou que “as pessoas que chegaram primeiro ao autoagendamento [ainda] estão à espera de serem vacinadas”. Só “depois destas pessoas serem vacinadas, abrirá novamente outras vagas para outras pessoas serem vacinadas”.
O coordenador da task force confirmou que as vacinas estão a ser distribuídas em território nacional “de forma proporcional à população” e que a própria modalidade de autoagendamento “tem o número de vagas proporcional à população de cada região”.
Recorde-se que o portal para o autoagendamento entrou em funcionamento a 23 de abril para pessoas com 65 anos ou mais e, desde então, tem ficado disponível para marcações das faixas etárias dos 50, 40 e 30. Mais recentemente, a 12 de julho, ficou disponível o autoagendamento da vacina contra a covid-19 para as pessoas com 23 ou mais anos.
SO/LUSA