Recuperados podem ser vacinados ao fim de três meses mas não em “Casa Aberta”

Norma publicada pela Direção Geral de Saúde contradiz informação que tinha sido dada pela task force de vacinação.

1 Setembro, 2021

As pessoas recuperadas há mais três meses podem ser vacinadas contra a covid-19 a partir desta quarta-feira mas não na modalidade de “casa aberta”, como tinha sido anunciado ontem pela task force de vacinação. Esta terça-feira à noite, a DGS publicou uma atualização da norma indicando que o processo se vai fazer “por faixas etárias decrescentes”.

Ontem à tarde, a task force de vacinação emitiu um comunicado, onde garantia, numa aparente descoordenação com a DGS, que seria possível  às pessoas recuperadas há mais de três meses receber a vacina, bastando que se deslocassem a qualquer centro de vacinação de Portugal continental à sua escolha, recorrendo à modalidade “casa aberta””.

Segundo a `task force´, esta possibilidade resulta de uma decisão da Direção-Geral da Saúde que “será vertida numa alteração à norma 002/2021 a divulgar oportunamente”. Ora, isso não se veio a confirmar.

Recorde-se que a vacinação dos recuperados só era possível até agora a partir dos seis meses seguintes ao diagnóstico da infeção por SARS-CoV-2, exceto nos casos de pessoas com imunossupressão. Para estas situações, está prevista a vacinação completa.

Os dados nacionais mais recentes indicam que Portugal tem já 72% da população com a vacinação completa e 80% com pelo menos uma dose de vacina contra a covid-19.

SO/LUSA

Descubra mais sobre a Vacinação em Portugal

VACINAS
DO PROGRAMA NACIONAL DE VACINAÇÃO

A melhor proteção
contra doença

VACINAS
OPCIONAIS

Livres e opcionais
na protecção extra

VACINAS
DO VIAJANTE

Antes de viajar
consulte o seu médico