Mistura das vacinas Pfizer e AstraZeneca gera imunidade robusta

Estudo revela que quem toma uma dose da vacina da Pfizer, seguida de uma da AstraZeneca tem uma resposta imunitária tão forte como quem recebeu duas doses da Pfizer.

29 Junho, 2021

Um estudo britânico demonstrou que a mistura de vacinas da Pfizer e da AstraZeneca pode provocar uma resposta imunitária mais forte contra a covid-19. O imunologista do Instituto de Medicina Molecular da Universidade de Lisboa Miguel Prudêncio afirma, em declarações à Renascença, que o cruzamento de vacinas permite uma melhor gestão dos stocks.

Na investigação, os 830 voluntários receberam uma de quatro combinações: duas doses da AstraZeneca; duas doses da Pfizer; uma dose de AstraZeneca, seguida de uma dose da Pfizer; e uma dose da Pfizer, seguida da segunda dose da vacina da AstraZeneca.

Os resultados publicados na revista The Lancet mostraram que quem foi vacinado com duas doses da vacina da Pfizer teve uma presença de anticorpos dez vezes superior do que quem foi vacinado apenas com a vacina da AstraZeneca. Quem recebeu uma dose da Pfizer, seguida de uma da AstraZeneca, teve uma resposta cinco vezes superior a quem tomou apenas a da AstraZeneca. Por último, quem recebeu uma dose do fármaco da AstraZeneca, seguido de uma da Pfizer, teve uma resposta tão forte como quem recebeu duas doses da Pfizer.

O estudo também concluiu que misturar vacinas provoca uma produção de um maior número de células imunes, que previnem a infeção contra o SARS-CoV-2.

O imunologista Miguel Prudêncio, do Instituto de Medicina Molecular da Universidade de Lisboa, afirmar que misturar vacinas é uma abordagem eficaz a ter em conta.

 “O facto de se saber que isso é possível pode, para o futuro, permitir gerir stocks de outra forma, mas não estou em crer que se torne a regra e não estou a crer que afete os objetivos que estão traçados pela task force de vacinar cerca de 70% das pessoas até ao início de agosto”.

Os únicos efeitos secundários notificados entre pessoas com doses de vacinas diferentes foram uma maior probabilidade de febre, dores de cabeça e dores musculares do que as pessoas vacinadas com duas doses da mesma vacina, mas são rapidamente dissipados.

SO

Descubra mais sobre a Vacinação em Portugal

VACINAS
DO PROGRAMA NACIONAL DE VACINAÇÃO

A melhor proteção
contra doença

VACINAS
OPCIONAIS

Livres e opcionais
na protecção extra

VACINAS
DO VIAJANTE

Antes de viajar
consulte o seu médico