Governo aguarda por mais informação sobre eficácia de vacina AstraZeneca em idosos

Governo aguarda por mais informação sobre eficácia de vacina AstraZeneca em idosos, essencialmente, sobre pessoas acima dos 65 anos.

A ministra da Saúde disse hoje que o Governo aguarda que a Agência Europeia do Medicamento se pronuncie sobre a eficácia da vacina da AstraZeneca contra a covid-19, que alguns países não recomendam a idosos.

Numa conferência de imprensa sobre o ponto da situação sobre a vacinação contra o novo coronavírus SARS-Cov-2, que provoca a doença covid-19, Marta Temido, a propósito de dúvidas sobre a proteção da vacina em pessoas mais idosas, disse: “aguardamos que esse facto seja esclarecido”.

O Conselho Nacional de Vacinação da Áustria recomendou hoje a não utilização da vacina da farmacêutica anglo-sueca AstraZeneca na população com idade superior a 65 anos. A Alemanha e a Itália também consideraram já que falta informação sobre a eficácia da vacina em pessoas com mais de 65 anos.

Na conferência de imprensa de hoje a ministra da Saúde disse que para este mês estão previstas mais duas entregas de vacinas da Moderna, três da Pfizer-BioNTech e duas da vacina da AstraZeneca, recentemente aprovada pela Agência Europeia do Medicamento, tendo Marta Temido adiantado que as entregas desta farmacêutica previstas para 09 e 19 de fevereiro totalizam 200 mil vacinas.

Questionada sobre as dúvidas que têm surgido recentemente sobre a eficácia de determinados tipos de máscara, face a novas variantes do novo coronavírus, Marta Temido afirmou que o que faz “a confiança” das máscaras é a certificação, que é o que tem sido sublinhado em termos de eficácia e proteção.

“Estamos a acompanhar aquilo que é a informação de outros países, mas não há ainda alteração das recomendações internacionais sobre equipamentos de proteção individual”, reafirmou a ministra.

 

Notícias relacionadas:

Descubra mais sobre a Vacinação em Portugal

VACINAS DO PROGRAMA NACIONAL DE VACINAÇÃO

A melhor proteção contra doença

VACINAS OPCIONAIS

Livres e opcionais na protecção extra

VACINAS NO ADULTO

Sabia que a gripe sazonal é evitável

VACINAS DO VIAJANTE

Antes de viajar consulte o seu médico