FMUL disponibiliza-se para vacinação durante a Páscoa

Tendo em conta que se deve registar “uma paragem nesse processo em virtude do período da Páscoa”, o diretor da FMUL afirmou existir uma disponibilidade imediata dos docentes clínicos e dos estudantes para vacinar a população.

1 Abril, 2021

A Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL) manifestou hoje a “disponibilidade imediata” dos seus docentes clínicos e dos estudantes dos últimos anos para vacinar a população, evitando a paragem do processo durante a Páscoa.

Em comunicado, o diretor da FMUL adiantou que, no âmbito da pandemia da covid-19, verifica-se que é “necessário acelerar o processo de vacinação da população” contra o vírus SARS-CoV-2, mas, ao mesmo tempo, vai se registar “uma paragem nesse processo em virtude do período da Páscoa”.

Perante isso, Fausto Pinto manifestou ao coordenador da `task force” do plano de vacinação, Henrique Gouveia e Melo, a disponibilidade imediata dos docentes clínicos e dos estudantes dos últimos anos para realizarem, nas instalações da faculdade, a vacinação da população que for considerada prioritária, não interrompendo o processo que está em curso.

“Esta disponibilidade é total, quer durante o período pascal como em qualquer outra altura”, assegurou ainda o diretor da FMUL, ao salientar que uma vacinação em massa e rápida “afigura-se como a única saída possível para a situação pandémica” que se vive no país.

Hoje, numa audição parlamentar, Henrique Gouveia e Melo adiantou que a vacinação contra a covid-19 dos principais grupos prioritários vai estar concluída até 11 de abril.

“Previmos fechar (completar a vacinação) a 100% as ERPI [estabelecimentos residenciais para idosos], os mais de 80 anos e [o grupo] dos 50 até aos 80 anos com comorbilidades tipo 1 até dia 11 de abril. Naturalmente, poderão ficar pequenas bolsas que não conseguimos contactar, mas a grande maioria desta comunidade, que tem a ver com salvar vidas, estará fechada até 11 de abril”, afirmou o responsável pelo plano de vacinação.

 

Notícias relacionadas:

Descubra mais sobre a Vacinação em Portugal

VACINAS DO PROGRAMA NACIONAL DE VACINAÇÃO

A melhor proteção contra doença

VACINAS OPCIONAIS

Livres e opcionais na protecção extra

VACINAS NO ADULTO

Sabia que a gripe sazonal é evitável

VACINAS DO VIAJANTE

Antes de viajar consulte o seu médico