Faltam vacinar cerca de 20% dos adultos com dose de reforço contra a covid-19
Atualmente estão a ser inoculadas menos de 10 mil pessoas por dia, contrariamente às mais de 150 mil no verão de 2021.
25 Julho, 2022
Um em cada cinco adultos elegíveis ainda não recebeu a terceira dose da vacina contra a covid-19, segundo o jornal Público. Quanto aos idosos com mais de 80 anos e que são elegíveis para a quarta dose, faltam ainda 173 mil, cerca de 30% desta população.
Atualmente estão a ser inoculadas menos de 10 mil pessoas por dia, contrariamente às mais de 150 mil no verão de 2021. Em termos percentuais, a segunda dose teve uma adesão de 92,6% e a terceira fica pelos cerca de 80%.
Uma das razões para a descida na adesão poderá estar no anúncio de que em setembro se deverá começar a vacinar contra a covid-19 e a gripe em simultâneo, a partir dos 65 anos, segundo disse ao Público o coronel Carlos Penha Gonçalves, responsável pelo núcleo de coordenação do plano de vacinação.
A Direção-Geral da Saúde (DGS) faz assim um apelo para que as pessoas se dirijam aos centros de vacinação que estão a funcionar em regime de casa aberta, sem marcação prévia.
Desde que a campanha de vacinação arrancou no final de dezembro de 2021, em Portugal já foram administradas mais de 25,3 milhões de doses das várias vacinas contra a covid-19 e foram doadas e revendidas a outros países aproximadamente 9,3 milhões, revela a DGS.
Recorde-se que o número de casos tem aumentado um pouco por toda a Europa, estando Portugal em contraciclo, registando menos novos casos, internamentos e óbitos. A variante BA.5 da Ómicron continua a ser dominante, provocando, na maioria das vezes sintomas ligeiros.
SO/LUSA