Covid-19: Pessoas a partir dos 30 anos podem começar a ser vacinadas em junho
A task force antecipa que no próximo mês o país poderá estar a vacinar três grupos etários ao mesmo tempo: 30, 40 e 50 anos.
21 Maio, 2021
O coordenador da task force adiantou que a estratégia de vacinação vai mudar, pois espera-se que cheguem mais doses de vacinas em junho. Por isso, prevê-se que as pessoas a partir dos 30 anos comecem a ser vacinadas já no próximo mês, em simultâneo com a vacinação das faixas etárias dos 40 e dos 50 anos.
Em declarações ao Jornal Público, o vice-almirante Henrique Gouveia e Melo refere esta nova estratégia passa por “abrir mais do que uma faixa etária sequencialmente, mas quase ao mesmo tempo”. Acrescenta que “a vacinação poderá ocorrer em três faixas estárias quase em simultâneo”, pois a ideia é evitar o desperdício de doses da vacina da Janssen, que em Portugal é recomendada apenas para maiores de 50 anos.
Em junho começa a chegar uma grande quantidade de vacinas da Janssen, que vão ser administradas na faixa etária dos 50 aos 59 anos e nas pessoas mais velhas que ainda não estão vacinadas. Os menores de 50 anos vão ser inoculados com vacinas da Pfizer e da Moderna.
Uma semana depois do início da vacinação dos maiores de 50 anos deve arrancar a inoculação das pessoas com mais de 40 anos, e outra semana depois deve iniciar-se a dos maiores de 30 anos. O coordenador da task force destacou ainda que esta estratégia pode ser alterada, caso a Direção-Geral da Saúe altere a recomendação sobre a vacina da Janssen e acabe a atual restrição etária.