Centro Hospitalar Cova da Beira estuda imunidade da vacina em idosos

Já estão a ser iniciados contactos com as várias instituições de apoio à terceira idade na zona, de modo a averiguar o nível de imunidade.

1 Março, 2021

O Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira (CHUCB), com sede na Covilhã, vai iniciar um rastreio em larga escala, para analisar a imunidade conferida pela vacina da covid-19 na população idosa deste território, foi hoje anunciado.

Em comunicado enviado à agência Lusa, esta unidade de saúde do distrito de Castelo Branco adianta que o estudo será desenvolvido com o objetivo de perceber a capacidade de resposta da população mais idosa face à vacinação, verificando a imunidade obtida.

A informação refere que já estão a ser iniciados contactos com as várias instituições de apoio à terceira idade da área de influência do CHUCB.

O processo contará com “intermediação das autarquias locais, nomeadamente câmaras municipais e juntas de freguesia, cuja situação de grande proximidade com as referidas instituições se acredita determinante para o sucesso desta iniciativa”, segundo acrescenta.

“Para além das colheitas que deverão ser efetuadas pelos profissionais de saúde de cada instituição, segundo um protocolo previamente estabelecido e que cumpre as orientações internacionais, todo o restante processo inerente ao estudo estará a cargo do Serviço de Patologia Clínica do CHUCB”, conclui.

O CHUCB tem sede na Covilhã, integra o Hospital Pêro da Covilhã e o Hospital do Fundão, abrangendo ainda a área do concelho de Belmonte.

 

Notícias relacionadas:

Descubra mais sobre a Vacinação em Portugal

VACINAS DO PROGRAMA NACIONAL DE VACINAÇÃO

A melhor proteção contra doença

VACINAS OPCIONAIS

Livres e opcionais na protecção extra

VACINAS NO ADULTO

Sabia que a gripe sazonal é evitável

VACINAS DO VIAJANTE

Antes de viajar consulte o seu médico