A gripe e a vacinação em destaque no 14.º Congresso Nacional do Idoso
A conferência, que tem como mote a relação entre a importância da vacinação contra a gripe, contará com a presença do pneumologista Filipe Froes e do cardiologista Carlos Rabaçal.
28 Maio, 2021
No dia 31 de maio realiza-se a conferência “Depois da pandemia, como evitar o pandemónio da gripe? Vacinar será ainda mais importante”, com a participação do pneumologista Filipe Froes e do cardiologista Carlos Rabaçal. Esta sessão está integrada no 14º Congresso Nacional do Idoso que se realiza no Centro de Congressos Sheraton Porto Hotel e em formato online.
A conferência, patrocinada pela Sanofi Pasteur, tem como objetivo fazer uma apresentação do real impacto da gripe, explicando a associação às doenças cardiovasculares e reforçando a importância dos cuidados e da prevenção do vírus da gripe num contexto de pandemia.
Com uma intervenção focada na relação entre a doença aterosclerótica e o vírus da gripe, Carlos Rabaçal, cardiologista, explica que “existem dados que demonstram que nos três dias seguintes a uma infeção gripal o risco de Enfarte Agudo do Miocárdio (EAM) é entre 6 a 15 vezes superior”.
No decorrer desta sessão, será abordada a relação direta entre a taxa de internamentos por EAM na época gripal, o impacto associado à evolução intra-hospitalar, cuidados terciários e de reabilitação, assim como o papel da vacinação como uma medida preventiva efetiva conta a gripe. De destacar a apresentação dos resultados principais do estudo BARI (Burden of Acute Respiratory Infections) com foco na associação entre gripe e eventos cardiovasculares.
A intervenção de Filipe Froes, pneumologista, será direcionada para a inevitabilidade da ocorrência de uma pandemia e quais as medidas a adotar para evitarmos o pandemónio da gripe. Ainda com esta sessão será realizada uma overview do que podemos esperar na próxima época gripal depois de uma época em que a gripe foi praticamente inexistente, procurando responder à questão: poderemos estar perante uma época gripal mais intensa?
Notícias relacionadas: