Vacina contra a encefalite japonesa
A vacina protege contra a doença causada pelo vírus da encefalite japonesa (arbovirus do género Flavivirus). A doença transmite-se pela […]
30 Setembro, 2020
A vacina protege contra a doença causada pelo vírus da encefalite japonesa (arbovirus do género Flavivirus).
A doença transmite-se pela picada de mosquitos (género Culex), infetados, mosquitos esses que se alimentam no exterior das habitações desde o anoitecer até ao amanhecer. O vírus da encefalite japonesa infeta o ser humano, o porco e vários tipos de aves.
A maioria das infeções é assintomática, mas nos casos sintomáticos a doença varia desde uma infeção moderada com cefaleias (dores de cabeça) e febre baixa ou meningite asséptica, até a infeções graves de início súbito e rápida progressão, com cefaleias intensas, febre alta e sinais meníngeos.
O viajante deve evitar a exposição à picada, nos períodos de maior atividade dos mosquitos.
A vacina contra encefalite japonesa (IXIARO®) é uma vacina inativada de vírus inteiro, para administração intramuscular, em indivíduos com idade igual ou superior a dois meses, que se desloquem para zonas endémicas/epidémicas da doença. O esquema vacinal é de duas doses com 28 dias de intervalo. Uma dose de reforço deve ser administrada 12 a 24 meses depois da vacinação primária.
Uma dose confere imunidade duas semanas após a sua administração. A vacina pode provocar efeitos secundários incluindo reação no local da injeção, cefaleias (dores de cabeça) e mialgias (dores musculares).