Casos de sucesso

Louis Pasteur

Cientista, químico e bacteriologista francês que revolucionou os métodos de combate às infecções. Entre outros trabalhos, estudou a fermentação do vinho e da cerveja, descobriu o processo de “pasteurização” do leite e criou a vacina contra a hidrofobia ou “raiva” em 1885.

Louis Pasteur nasceu em Dole, na região Leste da França, no dia 27 de dezembro de 1822 (1822-1895).

Jonas Edward Salk

Médico (1914 -1995), virologista e epidemiologista norte-americano, mais conhecido como o inventor da primeira vacina antipólio (a epônima vacina Salk).
Ao longo da vida científica, foi um dos milhares de pesquisadores a utilizar a herança de Henrietta Lacks, uma mulher norte-americana que faleceu de câncer. A linhagem de células de Henrietta eram peculiares a ponto de se tornarem um dos maiores ícones da ciência até os dias atuais e ficaram conhecidas como HeLa. Foi a partir das células HeLa que Salk produziu a vacina contra a poliomielite. Nos últimos anos de vida, dedicou muita energia na tentativa de desenvolver uma vacina contra a AIDS.[1] Salk não buscava fama ou fortuna com as descobertas, e é citado como tendo dito: “A quem pertence a minha vacina? Ao povo! Você pode patentear o sol?” A Poliomielite em 1998 na Europa (1914 -1995).

Edward Jenner

Naturalista e médico britânico que praticava em Berkeley, filho de um vigário anglicano. Edward Jenner era o oitavo entre nove irmãos e, tendo recebido uma rígida educação, aos 14 anos, se tornou aprendiz do cirurgião do seu povoado natal. Mais tarde, estudou em Londres. Em 1772, voltou para Berkeley, dedicando-se à medicina onde seria conhecido pela invenção da vacina contra a varíola em 1796*. A Varíola foi erradicada em todo o mundo em 1980 (1749 – 1823).
*A OMS estima que anualmente s Vacinas salvam cerca de dois a três milhões de vidas em todo o mundo.